Bancos liberam consulta para valores esquecidos em conta. Confira se você tem direito!

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Bancos liberam consulta para valores esquecidos em conta. Confira se você tem direito!

No final do mês de janeiro, o Banco Central (Bacen) anunciou a criação do Sistema de Valores a Receber. A plataforma é um ambiente de consulta onde o cidadão pode identificar se em seu nome existe algum “pagamento não-procurado”. 

Basicamente, esses são aqueles casos nos quais alguém tem uma conta em aberto em uma instituição financeira na qual ainda mantém algum saldo financeiro, mas, por algum motivo, nunca resgatou o dinheiro ou deu qualquer outra destinação a ele. 

Neste artigo, vamos explicar como funciona a consulta aos valores esquecidos em conta no âmbito do Sistema de Valores a Receber, além de apresentar como funciona o resgate. Continue a leitura e saiba mais. 

O que é o Sistema de Valores a Receber?

O Sistema de Valores a Receber é uma plataforma desenvolvida pelo Banco Central que permite as pessoas consultarem se existe algum valor financeiro esquecido em conta. A consulta acontece mediante a informação do CPF ou CNPJ do titular, sendo necessária a criação de um login de acesso pelo gov.br

Contrariando o que muitas pessoas podem pensar, os chamados pagamentos não-procurados são relativamente comuns. Estima-se que, atualmente, exista cerca de R$ 8 bilhões de reais esquecidos por brasileiros em conta. 

Como funciona o resgate?

A pessoa física ou jurídica que identificar saldo financeiro subsistente em seu nome pelo Sistema de Valores a Receber poderá solicitar o resgate do recurso a partir do dia 03 de março. 

Depois de confirmar qual o montante a receber pelo sistema, a solicitação do resgate deve ser feita também via sistema SVR dentro do prazo informado. Feito isso, a instituição financeira deverá proceder com o pagamento, via PIX ou transferência, em até 12 dias úteis. 

Site voltará a funcionar em breve

Desde que entrou no ar no último dia 25 de janeiro, o Sistema de Valores a Receber recebeu milhões de acessos. Com isso, o site apresentou grande instabilidade e permaneceu fora do ar por vários dias. 

Frente a essa situação, o Banco Central resolveu suspender temporariamente o serviço e programou seu retorno para o dia 14/02. Dessa forma, se você ainda não conseguiu realizar sua consulta no SVR, não se preocupe, pois nos próximos dias o sistema voltará a funcionar. 

Tendo isso em vista, o Bacen traz em seu site as seguintes recomendações:

  1. Volte aqui (valoresareceber.bcb.gov.br) a partir do dia 14/02;
  2. Use seu CPF ou CNPJ para consultar se você tem valores a receber;
  3. Caso positivo, guarde bem a data que o sistema vai lhe informar;
  4. Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com login Registrato;
  5. Volte aqui (valoresareceber.bcb.gov.br) na data informada e use seu login Gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência;
  6. Se você perder sua data de resgate, venha aqui (valoresareceber.bcb.gov.br) em outro dia e o sistema vai informar uma nova data para retorno.

Outro ponto que merece bastante atenção: o único site disponível para consulta de valores a receber é o valoresareceber.bcb.gov.br. Não informe seus dados para agenciadores ou terceiros que se disponibilizem a realizar um serviço exclusivamente ofertado pelo Banco Central. 

Grupos de criminosos já estão aplicando golpes relacionados ao resgate de recursos de pagamentos não-procurados. Todo cuidado é pouco. 

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