Liberada consulta ao 2° lote de restituição do Imposto de Renda

Solicite Contato

Liberada consulta ao 2° lote de restituição do Imposto de Renda

último dia 23 de junho. Neste lote, a Receita Federal projeta desembolsar cerca de R$ 6 bilhões, assim como ocorreu na ocasião da liberação do primeiro lote.

O contribuinte que deseja saber se receberá a restituição pode realizar uma consulta no site Meu Imposto de Renda ou acessar diretamente o e-Cac. 

Neste artigo, explicamos como você pode realizar esta consulta, qual o calendário de restituição do IR 2022 e como saber se você caiu na malha fina. Continue a leitura e saiba mais.

Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2022

  • 1º lote de restituição – 31 de maio – pago
  • 2º lote – 30 de junho
  • 3º lote – 29 de julho
  • 4º lote – 31 de agosto
  • 5º lote – 30 de setembro

Entenda quem recebe primeiro a restituição

O pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022 ocorre segundo critérios estabelecidos em lei. Contribuintes idosos, assim como portadores de necessidades especiais e pessoas cuja renda seja proveniente do magistério têm prioridade no recebimento. Logo, os grupos listados costumam ser contemplados no primeiro ou no segundo lote.

Respeitado o critério de priorização, passam a receber os contribuintes que enviaram primeiro a sua declaração. Dessa forma, se você não perdeu tempo para prestar contas à receita e não caiu na malha fina, o pagamento de sua restituição deve acontecer sem demora. 

Saiba como consultar os lotes de restituição

Como já destacado, a consulta aos lotes de restituição pode ser feita por meio do site Meu Imposto de Renda. Para isso, basta clicar no ícone “consulta restituição” e preencher um pequeno formulário com seu CPF e data de nascimento. Feito isso, o sistema reportará se você tem direito a restituição dentre os lotes já liberados.  

Outra possibilidade é acessar o e-Cac. Na plataforma você poderá visualizar o status completo de sua declaração e conferir se há alguma pendência ou divergência nos dados informados. Ainda será possível verificar se caiu na malha fina. 

E na observância de qualquer erro ou divergência, você poderá retificar a sua declaração para ficar em dia com suas obrigações com o Fisco. 

Caso não haja problema algum com sua declaração, você deverá se deparar com o seguinte status informado pelo sistema: “em fila para restituição”. Neste caso, basta aguardar pelo pagamento. 

Problemas com sua declaração? Contrate um serviço contábil de confiança.

Todos os anos milhares de contribuintes caem na malha fina. Grande parte dessas pessoas se encontram nesta situação por erros considerados banais no momento do preenchimento da declaração ou na compilação de documentos para envio. 

Quem enfrenta problemas desta natureza deve ter claro para si a necessidade de contar com um serviço contábil de confiança. Seja para realizar as próximas declarações ou sanar pendências atuais, o mais indicado sempre será a ajuda profissional. 

Podemos, inclusive, chamar a contratação deste serviço de investimento. Afinal, quem perde a restituição ou paga multas a receita deverá desembolsar algumas vezes mais o valor do custo do serviço. Por isso, aposte em uma consultoria contábil de excelência, como a PCAE Contabilidade. Temos a solução certa para você e seu negócio. Acesse nosso site agora mesmo e solicite o contato de um de nossos analistas.

Liberada consulta ao 2° lote de restituição do Imposto de Renda

Solicite Contato