O que deve constar no informe de rendimentos?

Solicite Contato

O que deve constar no informe de rendimentos?

O informe de rendimentos é um dos principais documentos que devem constar nas declarações de imposto de renda de pessoa física e jurídica. Sem essa comprovação, o declarante corre um grande risco de cair na malha fina. 

Neste mês de fevereiro, período que antecede o envio do IR 2022, é o momento em que as instituições financeiras com as quais você mantém relacionamento costumam enviar os informes. Dessa forma, o declarante tem tempo hábil para organizar toda a documentação exigida para fazer a própria declaração. 

E para ter certeza que os dados exigidos pela receita estarão nos documentos recebidos por você, vale conferir este artigo em que explicamos o que deve contar no informe de rendimentos. Confira!

O que é o informe de rendimentos?

Como vínhamos falando, o informe de rendimentos é um documento indispensável para a realização da declaração do Imposto de Renda. Nele, constam informações precisas referentes aos seus ganhos e rendimentos em um determinado ano-calendário. 

Dessa forma, é possível declarar seus rendimentos ou de sua empresa com a precisão exigida pelas autoridades fiscais. Essa documentação pode ser obtida em todas as instituições financeiras e demais empresas as quais você mantém relacionamento, como bancos, empregadores, tomadores de serviços e afins.

No informe de rendimentos, são listadas todas as operações e posições financeiras do ano base. Ou seja, desde valores depositados na conta corrente até os investimentos com seus respectivos rendimentos. 

O que deve constar no informe de rendimentos?

Como o próprio nome sugere, este documento traz o detalhamento de seus rendimentos junto a determinada instituição. Mas, para além disso, ele ainda deve discriminar os impostos retidos por competência (mês de referência).

Para Previdência Social, por exemplo, é de suma importância identificar em qual mês houve a retenção e a qual pagamento ela faz referência.

Já no informe dos bancos, constam os dados sobre sua conta corrente e/ou poupança, previdência privada e demais rendimentos. 

Em conjunto, essas informações ajudarão a comprovar seus ganhos durante determinado ano calendário. E como nunca é demais lembrar, na observância de qualquer inconsistência você ou sua empresa tem grandes riscos de cair na malha fina.

Por isso, preocupe-se em avaliar a convergência dos dados do informe de rendimentos e da declaração de IR.

Quais os prazos para a entrega da declaração de Imposto de Renda 2022?

A Receita Federal já estabeleceu o calendário para declaração do Imposto de Renda de 2022, ano-base 2021. O prazo para a entrega das declarações voltou ao período tradicional e será entre os dias 7 de março a 29 de abril. Nos anos anteriores, houve uma ampliação dos prazos em função da pandemia.

Neste ano, vale ficar atento a duas novidades importantes. Haverá acesso ampliado à declaração pré-preenchida por meio de todas as plataformas disponíveis, além da possibilidade de recebimento da restituição e o pagamento de DARF via Pix, desde que a chave seja o CPF do titular da declaração.Gostou de conferir este artigo sobre como o que deve constar no informe de rendimentos? Aproveita e segue a gente nas redes sociais: Instagram e Linkedin.

Solicite Contato