Em 2022, somente quem tiver uma conta gov.br poderá realizar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda. Até o ano passado, era exigido o acesso via certificado digital.
Entre outras coisas, este portal do Governo Federal possibilita acesso digital a uma série de serviços públicos em ambiente digital, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica. Isto é, além de realizar sua declaração de IR, você ainda estará apto a cessar uma gama de serviços vinculados ao INSS, FGTS, Receita Federal, FIES, entre muitos outros.
Por isso, vamos demonstrar neste artigo como funciona o sistema gov.br e como criar a sua conta. Continue a leitura e saiba mais.
O que é a conta gov.br?
O gov.br é um portal unificado do Governo Federal que possibilita aos cidadãos acesso a uma série de serviços públicos em formato digital.
O acesso a conta é feito a partir da habilitação dos usuários no sistema e garante a identificação com a segurança necessária para que todos tenham seus dados preservados, ao mesmo tempo em que possam usufruir dos serviços de maneira facilitada e intuitiva. Com um único usuário e senha você poderá utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados com a conta gov.br.
Quais as diferenças entre os níveis de acesso?
O sistema gov.br conta com três níveis de acesso diferentes. Para acesso a declaração pré-preenchida do IR, é preciso ter, pelo menos,
Conta básica (bronze)
Conta atribuída quando o cadastro é feito por intermédio de carrossel de perguntas no portal egov. Também pode ser feito a partir da validação de dados do INSS.
Conta verificada (prata)
Pode ser feito de três formas distintas:
- cadastro validado no Sigepe (base de dados de servidores públicos da União);
- cadastro validado por biometria facial do Denatran ou
- cadastro via internet banking (dos principais bancos do país).
Conta comprovada (ouro)
Quando o cadastro é realizado a partir de biometria facial no sistema do TSE (é necessário fazer download do app do gov.br em seu telefone celular). O cadastro para obter a conta comprovada também pode ser feito com a utilização de certificado digital.
Como criar uma conta gov.br?
Passo 1: Acesse o site
Visite https://acesso.gov.br;
Clique na opção “Crie sua conta gov.br”.
Passo 2: Escolha a opção de cadastro
- Validação Facial no App Meu gov.br;
- Bancos Credenciados;
- Internet Banking;
- Número de CPF;
- Certificado digital;
- Certificado digital em nuvem;
Passo 3: Cadastre-se
De acordo com a sua opção, diferentes perguntas surgirão na sua tela.
- Leia as instruções com atenção;
- Responda as perguntas;
- Clique em Avançar para prosseguir.
Ao final, você deve cadastrar uma senha para sua conta.