Escritório de contabilidade para fintech: entenda a relevância deste serviço

Solicite Contato

Escritório de contabilidade para fintech: entenda a relevância deste serviço

A escolha de um escritório de contabilidade para fintechs deve vir acompanhada de muitos cuidados. Isso porque estamos falando de uma categoria de empresas recém constituída, que ainda podem vir a ser alvo de novas regulamentações. 

Este é um cenário de risco acentuado para esse ecossistema de negócios. Afinal, qualquer nova legislação pode demandar a reorganização da operação da empresa e seu reposicionamento no mercado. 

Por esses e outros motivos vale a aposta em um serviço de contabilidade especializado, capaz de contribuir verdadeiramente no gerenciamento das demandas contábeis. Neste artigo, apresentamos em detalhes o que um serviço dessa natureza pode fazer por seu negócio. Continue a leitura e saiba mais. 

O que são fintechs?

A palavra fintech é uma abreviação para financial technology (tecnologia financeira, em português). O termo faz referência a startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros inteiramente digitais ancorados em soluções tecnológicas.

As startups mais conhecidas do setor, sem dúvidas, são os chamados bancos digitais. Essas empresas se popularizam na esteira de grandes inovações no setor, como o acesso a serviços bancários por meio de aplicações para smartphones. 

No entanto, para além dos bancos, temos muitas outras fintechs de destaque. Um grande número delas vem se notabilizando com a oferta de meios de pagamento, antecipação de recebíveis e solução integradas em gestão financeira. 

Qual a importância de um escritório de contabilidade para fintech?

Como já mencionado anteriormente, as Fintechs estão imersas em um contexto de desafios fiscais, tributários e regulatórios próprios do setor. Para atuar, a maioria delas precisa ser autorizada pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e/ou se submeter às normatizações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

Esses e outros agentes reguladores, como a Receita Federal, estão mobilizados para regulamentar um serviço, até então, inexistente em nossa economia. Em sua atuação, esses agentes buscam disciplinar o relacionamento das empresas junto aos governos e aos consumidores. 

Em meio a tantas incertezas, é imprescindível contar com um parceiro na área contábil capaz de lidar com questões regulatórias próprias desse ecossistema de negócios. Além disso, o serviço de contabilidade deve estar integrado à perspectiva do digital e estar habituado a uma gestão moderna. 

No que consiste o serviço de contabilidade para fintechs?

Vejamos, então, no que consiste o serviço de contabilidade para Fintechs.

Autorização para operar

Segundo informa o Banco Central, dois tipos distintos de Fintechs estão autorizadas a operar no país. São elas: a Sociedade de Crédito Direto (SCD) e a Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP). 

Cada uma dessas personalidades jurídicas é caracterizada da seguinte forma pelo Bacen:

Sociedade de Empréstimo entre pessoas (SEP)

“A SEP realiza operações de crédito entre pessoas, conhecidas no mercado como peer-to-peer lending. Nessas operações eletrônicas, a fintech se interpõe na relação entre credor e devedor, realizando uma clássica operação de intermediação financeira, pelos quais podem cobrar tarifas. Ao contrário da SCD, a SEP pode fazer captação de recursos do público, desde que eles estejam inteira e exclusivamente vinculados à operação de empréstimo.

Neste caso, a fintech atua apenas como intermediária dos contratos realizados entre os credores e os tomadores de crédito. Os recursos são de terceiros que apenas utilizam a infraestrutura proporcionada pela SEP para conectar credor e tomador. Nesse tipo de operação, a exposição de um credor, por SEP, deve ser de no máximo R$ 15 mil. 

Adicionalmente, a SEP pode prestar outros serviços como análise e cobrança de crédito para clientes e terceiros, e emissão de moeda eletrônica. 

Sociedade de Crédito Direto (SCD)

O modelo de negócio da SCD caracteriza-se pela realização de operações de crédito, por meio de plataforma eletrônica, com recursos próprios. Ou seja, esse tipo de instituição não pode fazer captação de recursos do público.

Seus potenciais clientes devem ser selecionados com base em critérios consistentes, verificáveis e transparentes, contemplando aspectos relevantes para avaliação do risco de crédito, como situação econômico-financeira, grau de endividamento, capacidade de geração de resultados ou de fluxos de caixa, pontualidade e atrasos nos pagamentos, setor de atividade econômica e limite de crédito.

Além de realizar operações de crédito, as SCDs podem prestar os seguintes serviços: análise de crédito para terceiros; cobrança de crédito de terceiros; distribuição de seguro relacionado com as operações por ela concedidas por meio de plataforma eletrônica e emissão de moeda eletrônica.

Para o devido credenciamento de cada uma desses tipos de sociedade, a fintech precisa reunir uma série de documentos e obter diversas autorizações. Nessa fase de constituição da empresa, um serviço de contabilidade será de grande ajuda. 

Planejamento tributário

O trabalho de planejamento tributário consiste em realizar uma análise apurada da operação da empresa para enquadrá-la no regime jurídico mais vantajoso. Além disso, a análise em questão permite identificar se o negócio é elegível para algum programa de benefício fiscal. 

Em ambos os casos, a empresa se beneficiará de uma carga tributária mais amigável, podendo concentrar seus esforços financeiros na expansão da empresa. 

Produção de relatórios para investidores

A contabilidade para fintech também cumpre uma função importante no âmbito gerencial. Os relatórios e demonstrativos contábeis produzidos poderão servir de subsídio para a captação de investidores, que sempre desejam conhecer um panorama das finanças da empresa. 

Como você pôde conferir ao longo deste conteúdo, o investimento em uma contabilidade para fintech é o mais indicado para empresas que desejam contar com um parceiro especializado em seu segmento de atuação. 

A partir dessa experiência, o escritório de contabilidade poderá lidar com questões regulatórias, realizar o planejamento tributário da empresa, produzir balanços e relatórios gerenciais, entre outras atividades.E se você está em busca de um parceiro, entre em contato com um dos especialistas da PCAE contabilidade. Podemos fazer mais por seu negócio!

Escritório de contabilidade para fintech: entenda a relevância deste serviço

Solicite Contato